Viu que eu consigo!!!

30 de set. de 2009

Planejamento


Na Interdisciplina de Didática, Planejamenmto e Avaliação

Compreendi que a escola serve para reproduzir práticas culturais prontas sem análises concretas que possam torná-la mais flexível a mudanças de conceitos da dinâmica da realidade que a circunda.

Nos processos de produção analisados das fábricas automobilísticas o homem confunde-se com a máquina a serviço do sistema. Em nossas escolas reproduzimos o processo da fábrica e operacionalizamos nossa ação tendo o aluno como um depositário do saber absoluto do professor, o qual transmite um conhecimento pronto, em muitos casos desatualizado e fragmentado, sem significação concreta à realidade do aluno.




Marcadores:

27 de set. de 2009

Senso comum, conhecimento prévio, conhecimento científico


Na atividade do Seminário Integrador sobre conhecimento prévio e investigação científica consegui entender que temos uma facilidade de criar critérios ligados ao conhecimento prévio, aquilo que já temos a mão, aquilo que já vivenciamos. O planejamento, em nossas escolas necessita ultrapassar esta barreira do conhecimento prévio, pois só assim nossa prática cotidiana poderá produzir o conhecimento científico.
Cito minha contribuição noi forum "Atividades Disparadoras":

"O exercício que vivenciamos sobre as mobílias não foi nada mais do que um símbolo de nossos desejos possíveis, como se a escola fosse aquela casa que mobiliamos. Nesse sentido é que conseguimos justificar e constatar objetivamente quando um discurso é bonito, mas uma prática é retrógrada, quando sentimos a balança da acomodação nos rodeando a própria prática, quando ouvimos uma mãe nos questionar, mesmo sem ter nossa formação intelectual, mas sua fala entra nos nossos arquivos e em nossas considerações. Peço desculpas por não ter colaborado até esse momento, mas sinto que tudo o que li antes de escrever essas linhas me ajudou a construir minhas conclusões sobre esse período de trabalho, o que agradeço muito a minhas colegas e professoras do PEAD. "

Marcadores: