Viu que eu consigo!!!

23 de set. de 2010

Retomada Reflexiva do II Semestre

No segundo semestre do curso, algumas postagens ainda eram sobre minha adaptação ao mundo acadêmico e organização de minha rotina pessoal, na administração do tempo para realizar as atividades.
A interdisciplina de Psicologia I me fez refletir sobre como os mecanismos de defesa fazem com que nossas questões pessoais reflitam-se em nossa prática pedagógica na escola.
Com a interdisciplina de Fundamento de Alfabetização foi possível repensar minha prática nas questões de alfabetização. Com a teoria de Emilia Ferreiro consegui visualizar claramente os níveis da aprendizagem: "compreendi que já conhecia os níveis de aprendizagem na alfabetização segundo as ideias de Emília Ferreiro, mas não tinha o embasamento teórico que também se faz necessário na minha prática com os alunos".
Nas postagens do referido semestre fica claro que minhas maiores dificuldades ainda eram sobre o domínio das tecnologias. Relato uma aprendizagem importante feita no contato presencial no pólo, com as tutoras Rosaura e Vanessa, na qual aprendi a fazer gráficos.
Foi neste semestre que fiquei encantada com o projeto "Escola da Ponte" de Portugal (História e Infância). Com este trabalho foi possível relacionar e analisar uma proposta diferente de escola, na qual são consideradas as vivências e culturas dos alunos de uma forma criativa e organizada, dentro de uma gestão democrática. Ficou claro que a proposta pedagógica, desenvolvida na Escola da Ponte, ainda não faz parte da realidade das escolas em que trabalho.
Neste segundo semestre ficou evidente que minhas aprendizagens me levavam a repensar minha prática. As questões de psicologia com uma reflexão do meu próprio eu, e de como o meu estado emocional pode alterar e refletir-se nas minhas relações com meus alunos, me fizeram refletir sobre a postura pessoal enquanto ser humano e, no meu caso, também como educadora.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 10:56 AM , Blogger Beatriz disse...

Maravilha!! Por que parastes as postagens? Não percebes o bem que essas reflexões fazem para ti, para nós e para o curso? estamos te esperando.
Um abração
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial