Viu que eu consigo!!!

26 de set. de 2010

Retrospectiva III

No terceiro semestre minhas postagens trazem uma reflexão importante sobre como compreendia e como estava vivenciando a prática do desenvolvimento das disciplinas do campo das artes nas escolas em que atuava como professora. Já nos primeiros trabalhos de artes visuais percebi o quanto não eram valorizadas as disciplinas de artes nas escolas nas quais trabalho, visto que nas duas em que atuo não contamos com nenhum profissional graduado ou qualificado no campo das artes. Com este dado percebi o quanto não se dava importância as potencialidades cognitivas que o desenvolvimento de tais habilidades podem contribuir no processo de aprendizagem dos alunos.
Na interdisciplina de teatro consegui compreender a importância da mudança na rotina da sala de aula. Com o jogo dramático, no estabelecer das regras, os alunos iam aprofundando seus entendimentos sobre respeito e sociabilidade. Entendi também que necessário se faz muita paciência para o professor diretor para que possamos dar o tempo para o processo de gestão coletiva compreender que podemos mudar o espaço da sala de aula e aprender não só com o conhecimento da escrita.
Na interdisciplina de artes visuais ficou claro que todas as questões, principalmente as sociais, podem ser trabalhadas com as releituras de pintores consagrados, como no exemplo do trabalho que realizei e também fiz com a minha turma de quarta série, do quadro "As meninas"! de Velásquez. Nesta mesma turma, no mesmo período realizei um trabalho sobre a vida e a obra de Candido Portinari, no qual foi possível trazer as questões étnico-raciais expressas nas obras do pintor.
Na interdisciplina de ludicidade compreendi que meus alunos tinham direito ao lúdico, a brincar. Em uma das reflexões do fórum de ludicidade relato que meus alunos não brincavam devido as dificuldades de infra-estrutura da escola, após ler as postagens das colegas e analisar as considerações da professora Neusa conclui que minha acomodação não poderia mais prejudicar a aprendizagem no brincar de meus alunos. Mudei minha prática na escola e com os poucos recursos, mas com vontade e criatividade eu e uma colega da escola começamos a desenvolver atividades mais lúdicas com nossos alunos.
Neste semestre minhas maiores conquistas restabelecem-se no campo da valorização sócio cultural que podemos desenvolver no campo das artes com os nossos alunos. Também foi importante constatar que é necessário mais coerência na disponibilização das disciplinas no currículo das escolas, pois as do campo das artes são tão importantes quanto as exatas, como a matemática. Acredito que até um pouco mais, pois o indivíduo consegue além de raciocinar e se humanizar.


Marcadores:

1 Comentários:

Às 2:03 PM , Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Andreia!

Não deixa esfriar!!! Em breve retorno para ler novas postagens, ok?

Abraços,
Vanessa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial