Viu que eu consigo!!!

16 de nov. de 2010

VI Semestre

No VI semestre fizemos reflexões importantes sobre nossas própria personalidades, como no estudo de filosofia. Naquele momento definia filosofia: " o interessante da Filosofia é que cada indivíduo tem uma maneira de pensar e que esta é respeitada, não existe uma verdade absoluta, cada um pode pensar e viver da forma que lhe parecer conveniente" Foi interessante pensar em como as pessoas me percebem, em como me vêem.
Foi possível também compreender e adquirir informações sobre como atendermos e lidarmos com os alunos com necessidades especiais. Somente com a interdisciplina de Necessidades Especiais consegui compreender o quanto se faz necessária a formação de professores para atender os alunos com necessidades especiais. Vivenciando a prática na escola, pois tinha um aluno autista, e relacionando com as teorias e pesquisas desenvolvidas na interdisciplina de Necessidades Especiais, foi possível compreender o quanto é difícil ao professor trabalhar com um aluno com necessidades especiais sem conhecer a parte cliníca e as orientação pedagógica de como lidar e interagir com estes alunos. Fico claro que temos leis que asseguram direitos aos alunos com necessidades especiais, para permanecerem em nossas escolas de ensino regular. Os alunos estão nas escolas. Mas agora compreendo que se faz muito necessária uma formação para os profissionais que irão atendê-los, e em alguns casos uma reestruturação até mesmo na infra-estrutura dos prédios escolares.
Os trabalhos desenvolvidos na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais, foram muito interessantes, pois, em minha turma de quarta série fizemos um resgate da identidade em alguns alunos.
Ficou muito bonito o trabalho "MOSAICO" no qual os alunos traziam fotografias ou selecionavam figuras parecidas de seus ascendentes. Também com este trabalho foi possível regatar a alto estima e identidades de alguns de meus alunos. Também naquele período, quanto a questão do índio em nosso país, consegui compreender que já não era possível ter a visão romântica de que o índio era o protetor da natureza. Então mudei minha prática e este ano, já no meu planejamento, incluí reportagens para debater com os alunos, sobre a atual situação do índio no Brasil e um estudo de palavras de origem tupi guarani.
Com a interdisciplina de Psicologia foi importante conhecer o método clínico, com a realização da pesquisa sobre este método ficou mais claro identificar em nossos alunos os estágios do desenvolvimento segundo Piaget.



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial