Viu que eu consigo!!!

16 de set. de 2010

Retrospectiva Reflexiva

Hoje inicio minha retrospectiva com relação a minha trajetória no PEAD, que será feita através da leitura e reflexão das postagens que realizei desde o início do curso até o final.

Ao reler as postagens do inicio do curso, é possível constatar as dificuldades que eu tinha naquele ano e como as domino facilmente agora no final do curso. Refiro-me as questões ligadas ao domínio de uso das tecnologias, pois,quando iniciei o curso não sabia nem ligar o computador e não possuia email ou blog. Hoje tudo passou a ser natural, minhas dificuldades são outras (TCC, POR EXEMPLO).

Não posso deixar de recordar o dia em que, numa aula presencial, com a ajuda das professoras Beatriz e Iris, cada aluno criou o blog do curso. Ao recordar desse momento me vem a mente a cena onde eu, que nem sabia mexer num mouse, nem digitar nada no computador, era praticamente analfabeta digital, mesmo assim, me aventurava em um curso por EAD.

Lembro que não foi fácil. Sentia-me extremamente insegura e pensava que não daria conta de tamanha façanha. Penso que estou conseguindo, ufa...! É claro que para isso muitas pessoas estiveram sempre ao meu lado: incentivando e socorrendo nos momentos difíceis.

Hoje me dou conta de que tudo passou muito rápido. Parece que foi ontem que estávamos enroladas e angustiadas pela falta de habilidade com os recursos virtuais e que éramos obrigadas a realizar as atividades através dos mesmos. Foi um desafio e tanto, mas vencemos e isso foi mérito nosso (colegas de curso) e das pessoas que nos acompanham nessa bela jornada chamada PEAD.

Ao observar o início de minha relação com o curso tenho uma profunda emoção pela coragem que temos, eu e minhas colegas, mas vejo que nada é possível se nossas famílias não conseguem compreender o que queremos. Ao iniciar o curso não tinha noção clara do significado de uma formação superior. Vejo que a ferramenta tecnológica que eu tinha que aprender a acessar não era só a máquina, inventada pelos homens e desenvolvida, ano após ano, mas sim a ferramenta complexa que é nossa ação de formação pessoal, que depende muito da gente mesmo. A mulher que iniciou o curso transforma-se em uma pequena intelectual. E essa ação começa quando tive coragem de enfrentar o desconhecido. A tecnologia digital, o mundo virtual, as linguagens diferenciadas que nunca tinha visto, tipo: tutoriais, blogs, e-mail, correio eletrônico, ambiente informatizado, wiki, entre outras...

As vantagens fundamentais são a atualização, com as falas de nossos alunos e de um mundo de informações que buscamos para torná-las matéria de nosso aperfeiçoamento, e a melhora pessoal e profissional. O PEAD mudou para melhor nossa convivência com o tempo de hoje.

Marcadores:

3 Comentários:

Às 7:45 PM , Blogger Prof Sandra disse...

Andreia, não faz muito tempo que te conheço, mas já é tempo suficiente para te admirar, como pessoa maravilhosa que és, como ótima profissional em busca de uma educação de qualidade para nossos pequenos e principalmente como colega, com respeito pelo outro, e ética, caracteristica tão importante para todas as profissões mas para a nossa é fundamental, continua construindo tua história assim com esforço e dedicação, conta comigo! Beijos, Sandra- Cleo.

 
Às 2:34 PM , Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Andreia!

Este curso realmente se tornará inesquecivel para todos nós que estivemos junto nesta caminhada e para todos aqueles que junto conosco acompanharam este processo de mudança.
Relembrando as inters, tragas nas próximas postagens aprendizados e as contribuições deixadas que influenciaram as mudanças citadas por ti, ok?

Grande abraço,Vanessa

 
Às 10:55 AM , Blogger Beatriz disse...

Andreia querida, te convido para trocares a tua pessoa pelos teus alunos. Quanto tua ação é no sentido de desafiar e ajudar ao mesmo tempo? Quanto trazes a familias deles para o processo? Um abraço
Bea

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial