Viu que eu consigo!!!

25 de out. de 2010

Retrospectiva V

No quinto semestre nos foi oportunizado uma reflexão na interdisciplina de Psicologia sobre o desenvolvimento humano da vida adulta. Neste período mais uma vez a teoria vinha ratificar a minha prática. Cito como exemplo, minhas vivências na escola: no início do século XX, aqui no nosso país, muitas moças casavam e tinham filhos na idade de quatorze anos. Na atualidade, na realidade de meus alunos, considero uma pessoa com idade de quatorze anos como uma menina (sem um amadurecimento psicológico para ser uma mãe responsável dentro da nossa sociedade). Mas minha prática na escola me trazia a realidade social que vivemos, e na minha quarta série, na escola M.E.F. Vereador Cléo dos Santos eu tinha uma aluna de quatroze anos com um bebê de seis meses. Na interdisciplina de Psicologia podemos concluir que muitas vezes as influências sócio-culturais interferem e antecipam ou ultrapassam fases do desenvolvimento humano.

Com o Seminário Integrador foi
possível desenvolver uma pesquisa sobre influências musical. Que me fez a refletir sobre o papel importante da música como forma de expressão ,no período da ditadura, em nosso país.
Cantores como Chico Burque, Gilberto Gil, Caetano Veloso que foram exilados após terem suas músicas censuradas, mas não deixaram de expressar seus sentimentos e posicionamentos políticos. Foi um trabalho muito bonito que nos levou a conhcer e relembrar a nossa MPB.


Com interdisciplina Organização do Ensino Fundamental compreendi a importância do Projeto Político Pedagógico- PPP nas escolas. No período em que desenvolvamos a interdisciplina já questionava a organização das escolas na qual trabalhava: "
Percebo que em muitas escolas e até mesmo nas que trabalho, muitas vezes existe uma proposta de gestão democrática que funciona muito bem nos papéis, como proposições teóricas, mas na prática, a situação fica diferente: as atitudes continuam patrimonialistas. São muitas as situações em que os diretores nos trazem questões que já foram decididas por um pequeno grupo que demanda não propostas, mas ordens de encaminhamentos. Também há uma deliberação de normas e regras que nos são passadas com a informação “isto a secretária de educação já nos mandou assim” .
Com os fundamentos estudados sobre o PPP, neste semestre, tive a coragem de questionar a gestão democrática, que não acontecia, na escola municipal que trabalho. Com um grupo de colegas, no ano seguinte, concorri a vice-diretora. No início deste ano assumi o cargo. Depois de dois messes, comecei a perceber que meus colegas demonstravam um autoritarismo que eu não conhecia, muito parecido com a gestão anterior. Por não concordar com a centralização de informações e decisões autoritária, mas principalmente por minha ética, que boa parte foi construída nas reflexões das interdisciplinas do Pead, renunciei o cargo e voltei para sala de aula. Atualmente como professora, com base nas teorias estudadas no curso Pead venho questionando a proposta pedagógica da escola.

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1 Comentários:

Às 1:13 PM , Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Andreia!

estás indo muito bem! Não deixe de fazer as postagens, ok?
Volto em breve para acompanhar tuas reflexões que estão ótimas.
Abraços,
Vanessa

 

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