Viu que eu consigo!!!

8 de jun. de 2008

A música e a educação

Continuando com minha pesquisa sobre música foclórica (afro-brasileira) na escola, considerei muito interessante alguns questionamentos do livro Pedagogia Griô- A Reinvenção da Roda Vida- Lilian Pacheco, sobre o porque de determinados mitos que criamos na escola: "Qual o sentido das festas de formatura e dos seus chapéus? Qual o sentido da chamada diária com a caderneta? Qual o sentido de uma sirene de policia e das filas para a merenda? Dos desenhos do Mickey e dos coelhos, dos bonecos da indústria e da mídia nas paredes das escolas? Que valores, símbolos, mitos, musicalidade, movimento (dança) e sentimentos estamos imprimindo diariamente no corpo das meninas e dos meninos do Brasil?"

Por que fazer uma roda com os alunos e cantar uma cantiga como:

"Oh Senhora do Rosário
A sua casa cheira
Oh Senhora do Rosário
A sua casa cheira
Cheira a cravo
Cheira a rosa
Cheira a flor de laranjeira
Cheira a cravo
Cheira a rosa
Cheira a flor de laranjeira
(Maracatu Leão Coroado Mestre Afonso Pernambuco) ?????"

E pra responder utilizo uma citação do Livro Pedagogia Griô:

"(...) A riqueza afetiva e cultural, do ritual de vínculo e aprendizagem fala e toca no eterno, no vínculo entre os seres e a natureza, na relação com a divindade, no mistério e na história de vida. Os afetos e os saberes vividos são expressos e apreciados, revelando a beleza em diversas linguagens artísticas (...)"

Essa beleza e uma espécie de vínculo afetivo necessário para o tipo de relação que temos com os alunos no processo de aprendizagem.

É importante salientar que assisti vídeos sobre Maracatu(Estrela Brilhante de Igarassu PE, Leão Coroado PE). Isso me fez entender algumas coisas sobre o poder das músicas de tradição cultural e educativa dos povos que constituem a diversidade do povo brasileiro. No caso dos Maracatus, a questão do grau de valor sagrado da cultura afro-brasileira.

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