Viu que eu consigo!!!

19 de nov. de 2007


Aula Presencial de Artes Visuais

Foi muito interessante participar da visita a 6ª Bienal do Mercosul. Ter contato com a arte contemporanêa dos artistas Francisco Matto e Öyvind Fahlström me fez refletir o quanto é necessário oprtunizar aos alunos um contato com esse tipo de arte, que nos faz pensar, além do que vemos.
Francisco Matto em suas obras apresenta muitas formas geométricas que nos remetem a várias interpretações, até me fez pensar nas diversas formas que meus alunos usam em seus desenhos livres, também levou-me a minha infâncias onde tudo era bonito e possível quano tinha um papel e um lápis na mão.
Öyvind Fahlström usa muito os mapas e neles retrata situações Políticas-Sociais do mundo. Muito interessante, nunca tinha imaginado ver um mapa só dos cemitérios da cidade muito bem retratado pelo artista. Demonstra muito bem questões sociais em país subdesenvolvidos do mundo inteiro nos fazendo pensar em nossos semelhantes.
Conclui com esse trabalho que a arte deve ocupar um espaço significativo em nossas aulas e na escola, pois a sensibilização, a liberdade, a reflexão, a observação, o pensar de formas diferentes, podemos proporcionar a nossos alunos com um envolvimento maior nas áreas de artes Mas infelizmente, é o que pouco se ve nas escolas.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 1:49 PM , Blogger Jurema disse...

Bem estava ao teu lado quando postaste esse relato,mas deixei para vir aqui e dizer o quanto me deixou feliz quando pediu minha opinião sobre o que escrevia.Não precisava você é realmente dedicada e tem idéias que contribuem para nosso crescimento.Parabéns pela apresentação estava um show!!!E Obrigado por ter feito parte do nosso grupo.Ju

 
Às 8:16 AM , Blogger Adriana Irigaray disse...

Oí, Andrea a arte seja da forma, que for, é importante na vida de todas as pessoa, ou pelo menos deveria ser. Segundo teu relato, em nossas escolas públicas,nossos alunos não tem contato com ela. Qual a causa que nos leva, a não oportunizar este contato?
O que poderia ser feito, para mudarmos esta realidade?
Bjs......

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial