Artes
Olá Pessoal
Neste espaço Quero refletir, com minhas colegas, duas importantes questões comentadas, sobre meu texto "Visita à Bienal", pela tutora Adriana, que muito contribui com meus avanços em minha caminhada acadêmica. Ela coloca as seguintes questões:Qual a causa que nos leva, a não oportunizar aos nossos alunos o contato com arte contemporânea?
O que poderia ser feito, para mudarmos esta realidade? (das aulas de artes em nossas escolas)
Sob esse aspecto de conclusão sobre tal assunto evidencio alguns fatores que entendo serem importantes para ter um quadro de atuação educativa distanciado da realidade das obras contemporâneas de artes:
1) O sistema educacional, que permite professores leigos ou formados em outras disciplinas ministrarem aulas de artes;
2)Faltam recursos materiais e fisicos à fruição artística nas escolas;
3)Falta de interesse e capacitação por parte dos professores;
Com a interdisciplina de artes visuais percebi que, como educadora, não tinha uma capacitação consistente para desenvolver aulas de artes, pois não conhecia a arte contemporanea, além de outros aspectos das artes em geral. Encontrava-me acomodada, fazendo desenhos livres com as crianças, sem observar o quanto é importante para o desenvolvimento congnitivo de nossos alunos, tal disciplina.
Atualmente tenho aproveitado as experiências disponibilizadas na disciplina do PEAD, sobre artes visuais. Alterei a decoração de nossa sala de aula nas duas escolas, nas quais trabalho e estou me abrindo para um relacionamento diferenciado com meus alunos, inclusive, no que se refere à disposição das crianças no espaço das salas de aula. A partir da releitura de Velazquez, que realizamos juntos (eu e meus alunos), percebi que poderia ousar mais, nas aulas de artes.
Então veio a proposta da área de teatro e meus alunos adoraram a proposição do exercício que escolhi e nem perceberam que, entre eles, o respeito "tomou assento reservado".
Marcadores: Artes Visuais e Minha Prática nas Escolas
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial