Viu que eu consigo!!!

31 de mar. de 2008

Análise do meu Portifólio
A apresentação do meu portifólio foi uma experiência que muito contribuiu para minha aprendizagem nesta caminhada acadêmica. Colocar para o grupo minha prática com artes na escola, expectativas e conclusões quanto ao meu entendimento de como estão sendo ministradas às aulas de artes em nossas escolas foi muito importante para meu crescimento enquanto aluna do pead e professora nas escolas públicas.
Em minha apresentação relatei uma aula pratica de artes visuais sobre a obra de Candido Portinari.
Apresentei o trabalho aos colegas salientando minhas mudanças, como percebia e ministrava as aulas de artes com as turmas que atendo nas escolas. Acredito que esta atividade mostrava, na prática, as mudanças que vinham ocorrendo em meu processo de aprendizagem, pois já compreendia artes como uma área do conhecimento importante para o desenvolvimento do meu aluno, mas me faltava a teoria, sugestões de atividades, troca de conhecimentos com meus colegas e professores.
Coloquei em minha apresentação do portifólio final o quanto mudei meu entendimento sobre a importância da disciplina de artes para nossos alunos. Compreendi artes como uma área do conhecimento que deve ser trabalhada com diversos recursos, dinâmicas, debates, pesquisas, entre outros meios, que levem o aluno a desenvolver suas potencialidades e percepção do cotidiano no qual está inserido.
Questionei como vem sendo desenvolvido o trabalho com essa disciplina nas escolas em que trabalho, onde não há professor qualificado para artes, muito menos um planejamento adequado para a disciplina.
As apresentações dos colegas foram muito interessantes, aproveitei algumas sugestões, relatadas por eles, para aperfeiçoar minha prática com os alunos como por exemplos, “a sacola da leitura (sacola com diversos portadores de textos que visita a casa dos alunos uma vez por semana)”, que já estou colocando no meu planejamento da turma de 4ª série que atendo.
Em minha apresentação tive um problema de tecnologia e não consegui apresentar o que havia elaborado no power point, mas coloquei minhas conclusões sobre prática e teoria no campo das artes aos meus colegas de grupo, pois levei os trabalhos ( releitura das obras de Candido Portinari) feito pelos alunos e os apresentei .
Constatei algumas mudanças que me ocorreram quanto ao entendimento de artes como uma disciplina que leva nossos alunos a desenvolverem muito mais que habilidades manuais. Também os faz pensar sobre as diversas questões do nosso cotidiano, sensibilizam-nos para a vida. Aprendizagem esta que também ficou evidente em meus colegas de grupo, pois todos colocavam a questão da importância da arte na aprendizagem de nossos alunos.
Nas apresentações realizadas por meus colegas compreendi que poderia ter aproveitado mais as técnicas e os recursos que trabalhamos nas disciplinas de artes visuais, teatro, música, ludicidade e literatura. Foram muitos trabalhos criativos que envolviam artes visuais, música, teatro, experiências desenvolvidas na prática com os alunos, que nos relatos dos colegas nos deixam a certeza de que é possível desenvolver o campo das artes em nossas escolas com um planejamento.
Com as apresentações de meus colegas tive ciência, que neste semestre, preciso aperfeiçoar meu portifólio quanto à apresentação das práticas que desenvolverei com meus alunos. Percebi que meus colegas vinham com muitas fotos que enriquecem seus relato nas apresentações.
Pretendo me apropriar mais dos recursos tecnológicos para uma melhor apresentação de meu próximo portifólio.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 10:02 AM , Blogger Andrea disse...

Ola Andréia!
Gostei muito do teu texto, pois ele contem uma reflexão bastante ampla dos motivos da escolha da disciplina de Artes Visuais para teu portifólio. Ele marca também as mudanças que essa disciplina trousse ao teu aprendizado e para tua prática na escola. Realmente é uma pena o teu relato, de como sentes que essa matéria é trabalhado no teu colégio, mas o fato de agires diferente já é um primeiro passa para a mudança! Outro dado relevante do texto são tuas novas idéias, que surgem a partir da observação do trabalho de teus colegas, que se referem, tanto a tua prática docente (como a idéia da sacola de livros), quanto para a constituição de teus trabalhos acadêmicos (como o uso maior de tecnologias). Bom trabalho!
Um abraço,
Andréa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial