Viu que eu consigo!!!

9 de dez. de 2007

Artes Visuais na escola Vereador Cléo dos Santos

Olá colegas!

Vou fazer um relato sobre minha prática com artes visuais: releitura das obras do pintor Candido Portinari, na EMEF Vereador Cléo dos Santos.
Constatei que deveria trabalhar Portinari através do interesse demonstrado pelos alunos na realização de um trabalho sobre releituras de obras de arte com a obra “As Meninas" de Velásquez. Meus alunos, que são de uma quarta série, adoraram, porque nunca haviam trabalhado releitura e não conheciam a obra do pintor. Concluímos as atividades com uma exposição na sala de aula abrindo-a para visitação de todos os alunos da escola.
Com o interesse e o envolvimento demonstrado pelos alunos através de pesquisas para realização da releitura da obra de Velásquez, decidimos reler outros artistas.
Como na biblioteca da escola contávamos com um material das obras de Candido Portinari, chamado Pinacoteca, decidimos fazer uma releitura das obras deste pintor. Conversei com a diretora da escola sobre nossa pesquisa a respeito do pintor Candido Portinari, ela mostrou-se muito interessada nos auxiliando com materiais para as releituras e nos ofereceu um espaço para exposição de nossos trabalhos na escola. O entusiasmo da diretora pela proposta empolgou ainda mais os alunos. Realizamos uma pesquisa sobre a vida do pintor , que foi trabalhada em nossas aulas de história relacionando a data de criação das obras com a situação social e econômica do Brasil na época, em geografia localizando no mapa a cidade e o estado em que nascera Candido Portinari e em português buscamos o trabalho de produções textuais sobre as obras do pintor. Concluímos nosso trabalho com uma apreciação e releitura das obras Mestiço, Roda Infantil,Café e Retirantes.
Os alunos demonstraram muito envolvimento e interesse na realização das releituras. Devido ao pintor retratar, em algumas de suas obras, o trabalho escravo expomos também nossas releituras na apresentação dos trabalhos do Dia da Consciência Negra.
Com esse trabalho concluí o quanto faz diferença para o desenvolvimento de nossos alunos realizarmos aulas de artes como tema transversal, que façam com que eles reflitam e tenham uma relação com a fruição artística para trabalhar seus desenvolvimentos cognitivos, em um enfoque diferenciado que só o campo de trabalho das artes pode proporcionar.Entendi observando o dia a dia de aula, nesse período de construção da releitura que com a arte podemos oportunizar uma relação extremamente horizontalizada, com nossos alunos, no momento de construção de seus conteúdos práticos, até pelo tipo de materiais e maneiras de sua utilização, os quais geram um resultado que torna-se, automaticamente, expositivo às diversas áreas do conhecimento.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial