Viu que eu consigo!!!

28 de out. de 2007

Inventário Criativo

INVENTÁRIO CRIATIVO

A partir da aula presencial selecionei o jogo meia, meia lua 1, 2, 3, e idealizei uma aula com meus alunos. Planejei com o objetivo de trabalhar uma maneira lúdica de envolve-los com outras posturas físicas, que não só aquelas que exigem trabalhos educativos deles, sentados em suas classes. A princípio o meu objetivo era esse, entretanto, percebi que também poderia trabalhar a questão do respeito à regras que podemos criar juntos, para alcançarmos objetivos comuns, no sentido de trabalhar sociabilidade entre eles. Meus alunos são de uma faixa etária que vai de 10 a 12 anos, em uma turma de quarta série na periferia de Alvorada, num total de 31.

A primeira vez que fiz a atividade com meus alunos não levei em consideração muitas observações que se referem ao tempo possível e lugar apropriado para realização da atividade. Realizei de forma experimental mesmo, no pátio da escola, em meio ao meu habito de os levar, pelo menos uma vez por semana para dependências diferenciadas da sala de aula. Percebi que não poderia fazer a atividade de qualquer jeito. Obviamente não alcancei maneiras de meus alunos me ouvirem e não alcancei nenhum dos objetivos propostos, uma vez que o local no qual fui realizar a atividade eles já estavam acostumados a fazer as mesmas brincadeiras de sempre e percebi que o lugar estava muito mais dominado por meus alunos do que por minha pessoa.
Resolvi que deveria ler todos os textos que tinha de subsídio, entretanto, não desisti da atividade que iniciei no pátio. Compreendi que meus alunos tinham curiosidade. Pelo menos uma maioria da turma quis saber o que eu estava propondo, quando tentei fazer o jogo no pátio, e isso me fez não desistir do mesmo jogo.



AVALIEI SOZINHA (primeira vez)
Na avaliação das causas que levaram o jogo proposto a não ser uma atividade atraente no pátio, anteriormente, entendi que minha maneira de comunicação com meus alunos não estava objetiva e não agia como estímulo e afirmação, principalmente, para aqueles que estavam participando mesmo sem terem claras as regras do jogo proposto.
No texto da Viola Spolin percebi o quanto a preparação do espaço é importante para que os alunos sejam envolvidos nas proposições do professor diretor e também aprendi que deveria mudar a minha maneira de instruir
Dentro das observações evidenciadas por Viola Spolin percebi que tinha que ter claro em minha cabeça a seriedade com a proposta e o tempo ideal de realização do jogo, para mais de trinta crianças. Destinei uma hora específica de atividade com eles (o tempo todo depois do recreio) para conseguir fazer o jogo e tive que dividir a turma em dois grupos.

PREPARAÇÃO DO LOCAL
Trabalhamos o jogo na sala de aula. Durante o recreio eu preparei a sala para que quando meus alunos voltassem, já tivessem um outro ambiente preparado ali. Foi muito bom ver a surpresa deles quando voltaram do recreio, porém não foi fácil a divisão do grupo, por causa dos grupos afins que ficaram separados. Entretanto, o grupo que ficou olhando tornou-se outro instrumento importante que encontrei nos três textos que subsidiaram a minha experiência. A platéia – DA PLATÉIA SURGIRAM TODAS AS MINHAS FALAS PARA APROFUNDAR O ENTENDIMENTO DELES SOBRE RESPEITO E SOCIABILIDADE – eles não se continham em fazer torcida e pejorativar as ações dos colegas jogadores. Mas logo depois eles eram as pessoas que estavam na situação de jogadores. Isso ajudou muito na hora da realização da Avaliação, além dos conflitos que se estabeleceram durante a realização do jogo. Encontrei fundamento na afirma do texto de Cleusa J. Machado, quando diz sobre os alunos que atuam e os que assiste, como presença de público, que ambos, trafegam nas mesmas miríades de relações que percorrem o ator e seu público: admiração, descrédito, interesse, surpresa e curiosidade, entre outros. Os alunos disputam o lugar da cena e evidenciam uma agressividade com a passividade dos colegas mais frágeis que vencem, pela ética e respeito a regras expostas. Eles percebem que não se pode ganhar de qualquer jeito o jogo. Isso foi muito bom e emocionante.

Quando estávamos em plena realização do jogo percebi que alguns alunos tinham entendido de maneira diferente a proposição do jogo. Mas a maneira como compreenderam era mais teatral do que a que propus. Eles entenderam que quando o colega que estava para ser alcançado, quando virasse de frente para os colegas que tentavam o alcançar tinham que paralisarem seus movimentos, mas além disso fazerem uma pose que não fosse apenas a da corrida. Então deixei, pois percebi que eles deram um tom mais teatral ainda a atividade proposta.

Como os alunos reagiram?
De uma maneira geral os alunos envolveram-se muito na atividade. Na avaliação com eles pude discutir o respeito e a sociabilidade, pois todos eles passaram pela situação de aluno ator e de platéia e em todos os casos, uma boa parte deles não tinha a compreensão de comportamento ideal para qualquer uma das duas situações. Dessa maneira trouxe observações para suas vidas cotidianas de convivência familiar e eles conseguiram entender que precisamos ter tempo para ver, para interagir e para cooperar com os colegas para que a atividade possa funcionar melhor.
A maior dificuldade é entender que as crianças não estão acostumadas com propostas diferenciadas de abordagem didática e metodológica. Necessário se faz muita paciência para o professor diretor para que possamos dar o tempo para eles compreender que podemos mudar o espaço da sala de aula e aprender não só com o conhecimento da escrita. Como bem abordou Cleusa Machado, podem-se considerar materiais textuais, além da palavra, o gesto, a música, a intenção da fala, os códigos etc.
Em determinado momento dá uma vontade (sinceramente) de voltar a formação normal das classes e desistir de tudo. Mas ao superar a angustia de ver tudo acontecendo de uma maneira muito diferente da rotina normal e o socorro de tudo ser buscado NA POSSIBILIDADE DE AVALIAR com os alunos... Isso não tem preço... Grande dificuldade foi segura os alunos que assistiam na condição de alunos platéia.

Confesso que uma das minhas dúvidas foi como fazer uma apanhado dos objetivos que tracei alcançar com minha atividade. Entendi a avaliação como uma saída. Entretanto, confesso que não tinha planejado avaliar junto com as crianças a atividade. Mas ao fazer a conversa com as crianças percebi que ali cumpri meu objetivo de trabalhar com outras posturas físicas e alcançar a sociabilidade e respeito entre o meu grupo de alunos. Em um outro momento vou inventar uma plaquinha para quem quiser falar na avaliação. E é claro que não chamei de avaliação a conversa que tive com eles no final.
COMO ACONTECEU O JOGO.
Inicialmente separei os dois grupos. Depois relembrei os pontos negativos que ocorreram no pátio. Quando uma boa parte da turma resolveu não participar, ou simplesmente não ouvir a professora. Depois disso exemplifiquei com 08 alunos fazendo comigo. Eu como o alvo a ser alcançado. Depois cada grupo de quinze alunos foram jogar ao longo da sala. Fiquei de juiz. Deixei acontecer cinco vencedores (as). Expliquei que a platéia teria que espelhar-se em platéias de teatro. Como vêem de as vezes em novelas ou na escola, quando uma peça teatral aparece. Disse que uma grande importância da platéia é olhar atentamente e ver tudo o que aconteceria. Observei que os colegas jogadores precisariam de uma espécie de concentração para que pudessem jogar.
Expliquei o que faria o jogador voltar atrás e tudo o que não iria permitir, como puxões, empurrões e outras coisas mais.
Depois disso jogamos e tivemos os conflitos com a harbitragem, como pensei que iria acontecer. Tivemos dificuldades de conter a platéia. MAS TUDO AVALIAMOS JUNTOS e aí o jogo tornou-se rico e útil. Todos os meus alunos ficaram na expectativa de que possamos fazer mais vezes esse tipo de abordagem. Esse foi um fato que fez com que eu pense em novas maneiras de abordar minha relação com minhas crianças.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 3:56 PM , Blogger Adriana Irigaray disse...

Boa noite, Andreia! Sair do habitual, do tradicional não é uma tarefa muito fácil. Como tu mesmo colocastes, talvez os alunos não estivessem preparados, para lidar com uma nova situação.Ás vezes, é necessário fugir um pouquinho do planejado, aproveitar o momento, e a vivência de cada um.Acredito, que dando continuidade a este trabalho, das próximas vezes terás resultados ainda maiores.
Bjs...

 
Às 8:06 AM , Blogger Cris disse...

É impressionante como temos dificuldade em mudarmos nossas práticas tradicionais e nossos alunos em aceitar também.Mas temos que ver o lado bom de tudo isto, ao inovarmos nos nos submetemos á uma nova situação, com novas aprendizagens e com novas experiências e assim acabamos por incorporar as nossas práticas uma nova postura.
Que linda está a tua filha! Eu vi ela na Bienal e me apaixonei pelo rostinho lindo! Os cachinhos então, nem se fala.
Um grande beijo desta amiga que te adora!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial