Viu que eu consigo!!!

20 de jun. de 2008

Aprendizagens de estudos sociais

Em minhas aulas de estudos sociais já tinha ciência da importância dessa disciplina no currículo das séries iniciais, então sempre me preocupei em posicionar-me nos debates que fizemos em aula, principalmente, no que se refere a questões relacionadas aos aspectos sociais, ambientais, culturais e geográficas da comunidade de meus alunos, buscando a contextualização no tempo e espaço. Entretanto, notei que vinha trabalhando com aulas expositivas que se tornavam verborrágicas demais às crianças.
Com a interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, entendi que para se trabalhar o tempo e espaço se pode partir das vivências e experiências de nossos alunos. Compreendi que um dos objetivos que tornam minha prática como educadora mais dinâmica e atualizada, em estudos sociais, é aquele que se refere ao ato de propiciar à criança um ambiente de entendimento para que ela sinta e perceba o que é a vida em sociedade, ou seja, a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo, tendo-os como lugar dos protagonistas e suas histórias, respectivamente.
Representa que, com as provocações da interdisciplina de Estudos Sociais, dei um passo a diante sobre os mesmos conteúdos que já vinha trabalhando nas questões de tempo e espaço, sempre com a sensação de que o entendimento das crianças não alcançava o que eu tentava passar e aprender com eles. Posso afirmar que colocar a criança como protagonista de sua própria história é um caminho que me fez ver as possibilidades de torná-las agentes de revelação de suas próprias noções de tempo e espaço.
Compreendi que a função do educador é muito mais provocar a discussão e ficar mediando as diversas constatações das crianças sobre o mundo atual. Então acabamos fazendo uma conversa sobre nosso tempo - a contemporaneidade - porque a sensação de que não estamos fazendo história dissipa-se no momento de encontro que temos com as informações que as crianças nos trazem. Por exemplo: quando solicitei que buscassem informações sobre as músicas que seus pais ouviam na infância, tivemos uma discussão profunda sobre as músicas de nosso tempo, comparando-as àquelas que ouviam os pais de meus alunos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial