Viu que eu consigo!!!

18 de jun. de 2008

Aprendizagens de matemática





Concluí hoje a última atividade de matemática. Foi muito interessante a forma como foram apresentados e desenvolvidos os conceitos nesta interdisciplina. Com textos agradáveis que nos proporcionavam entendimento e a oportunidade de realizar as atividades e os jogos, em total interação com minha aprendizagem. A interdisciplina de matemática nos ofereceu a teoria comprovada com a prática.
Minha prática com os alunos, vinha sendo de aulas expositivas, onde eu como professora "transmitia" meus saberes aos educandos. Pouco trabalhava com materiais concretos. Com os estudos de matemática compreendi que nas séries iniciais conceitos como os de seriação, classificação, números, operações, espaço e forma são inviáveis se trabalhados com explicações verbalizadas, sem a manipulação de materiais concretos que oportunizem ao aluno a real construção do conhecimento, através de suas próprias hipóteses e conclusões , bem como a intervenção, no momento adequado, feita pela professora. Transformações começaram a acontecer, principalmente em minha turma de 2º ano. Estávamos construindo os conceitos de sereação e classificação. Elaboramos um gráfico para classificação de meninos e meninas da nossa turma. Todo esse movimento, por incrível que pareça, nos ajudou a fazer com que pudéssemos observar a movimentação dos alunos na hora da entrada. Constatamos que estavam muito desorgasnizados. Na reflexão da atividade de classificação conseguimos organizar um outro gráfico que mostrava o lugar certo de cada aluno na fila. A disposição na fila não se deu, obrigatoriamente, por altura, mas sim por uma série de análise de letras iniciais dos nomes dos alunos, em ordem alfabética, do "a "ao "z" do início ao fim da fila respectivamente. Dessa maneira foquei a movimentação corporal na montagem da fila, mantendo o raciociocínio das crianças na alfabetização. As noções de espaço e forma foram trabalhadas de maneira muito construtiva. Observava que os alunos iam apropriando-se desses conceitos estabelecendo um reforço do olhar do próprio aluno sobre o ambiente escolar e a rotina que eles mesmo nos ajudam a produzir no ambiente da escola. Por exemplo: as figuras geométricas foram representadas com objetos escolares dos alunos, tais como cadernos, borrachas, apontadores, bola, régua, entre outros utensílios.







Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial