Quinta Semana de Estágio
Nesta semana foi importante constatar o quanto meus alunos estão desenvolvendo o processo de escrita e argumentação nas suas produções textuais, coletivas e individuais. Consigo constatar esse fato, pois meu aluno Raylson, que tinha dificuldades em desenvolver um texto que apresentasse coerência nas ideias, através das interações que faz nos grupos ,com seu interesse nos conhecimentos da pesquisa tem evidenciado uma reflexão e uma criatividade nos momentos da escrita de suas produções textuais pessoais.
Quando percebo o quanto meus alunos estão se desenvolvendo com o projeto que envolve a arquitetura pedagógica blog que provoca neles a curiosidade da pesquisa na internet, penso que minha prática pedagógica mudou tanto que já idealizo outros projetos que possam envolver as arquiteturas pedagógicas, pois percebo uma maior flexibilidade para que o aluno possa estar aprendendo conhecimentos de diversas áreas dentro de uma mesma pesquisa. Apenas nessa pesquisa vejo os alunos trabalhando afetividade com a interação entre os grupos de alunos (sociabilidade), preservação de animais em extinção (Zoologia), além da comunicação escrita que está avançando muito como ferramenta meio de aprendizado em atividades da prática da sala de aula.
Considero a questão do próprio planejamento importante, pois ele traz uma direção e orientação do trabalho a ser desenvolvido, o entendo como uma prática necessária que já incorporei na didática que desenvolvo com minha turma.
O prazer da pesquisa, da construção e autoria da descoberta pelo próprio aluno, penso ser o que desperta neles o interesse e a vontade da busca do conhecimento. O descobrimento do fato pesquisado, desencadeia uma aprendizagem significativa e esta reflete-se nos relatos dos alunos em nossos debates no grande grupo da sala, assim tenho notado que o enriquecimento da capacidade de comunicação verbalizada de cada aluno também cria uma agitação que torna prazerosa a aula para todos nós (professora e alunos).
Quando percebo o quanto meus alunos estão se desenvolvendo com o projeto que envolve a arquitetura pedagógica blog que provoca neles a curiosidade da pesquisa na internet, penso que minha prática pedagógica mudou tanto que já idealizo outros projetos que possam envolver as arquiteturas pedagógicas, pois percebo uma maior flexibilidade para que o aluno possa estar aprendendo conhecimentos de diversas áreas dentro de uma mesma pesquisa. Apenas nessa pesquisa vejo os alunos trabalhando afetividade com a interação entre os grupos de alunos (sociabilidade), preservação de animais em extinção (Zoologia), além da comunicação escrita que está avançando muito como ferramenta meio de aprendizado em atividades da prática da sala de aula.
Considero a questão do próprio planejamento importante, pois ele traz uma direção e orientação do trabalho a ser desenvolvido, o entendo como uma prática necessária que já incorporei na didática que desenvolvo com minha turma.
O prazer da pesquisa, da construção e autoria da descoberta pelo próprio aluno, penso ser o que desperta neles o interesse e a vontade da busca do conhecimento. O descobrimento do fato pesquisado, desencadeia uma aprendizagem significativa e esta reflete-se nos relatos dos alunos em nossos debates no grande grupo da sala, assim tenho notado que o enriquecimento da capacidade de comunicação verbalizada de cada aluno também cria uma agitação que torna prazerosa a aula para todos nós (professora e alunos).
Marcadores: estágio avanços na produção textual
1 Comentários:
Agitação intelectual, não é mesmo! Pois é, planejamento, flexibilização na forma de apresentar informações, novos conhecimentos... tudo isso parece que dá um espaço maior para o aluno pensar, transitar, se expressar. Como bem falas, este é o resultado do teu percurso até então! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial