Viu que eu consigo!!!

11 de nov. de 2009

EJA - Um desafio para minha prática

“Na verdade, somente com muita paciência é possível tolerar, após as durezas de um dia de trabalho ou de um dia sem ‘trabalho’, lições que falam de ASA – ‘Pedro viu a asa’ – ‘A asa é da Ave’. Lições que falam de Evas e de uvas a homens que conhecem poucas Evas e nunca comeram uvas. ‘Eva viu a uva’. Pensávamos numa alfabetização que fosse em si um ato de criação, capaz de desencadear outros atos criadores”. (Paulo Freire, Educação como prática da liberdade, 1971)

Em minha prática na escola não tenho a vivência do trabalho com a EJA. Com os trabalhos desenvolvidos na interdisciplina da EJA, consegui compreender que o aluno desta modalidade de ensino traz consigo as necessidades como as questões sócio culturais, que devem ser contempladas no planejamento direcionado à aprendizagem e cidadania.
Cito a seguir uma parte do meu trabalho sobre a educação de jovens e adultos na EJA, quanto ao papel do educador e da escola:
"O educador da EJA e a instituição escolar terião que ter, ao meu ver, sua estrutura de prática pedagógica com foco direcionado à questão da diversidade cultural que dá a possibilidade do acesso dos diferente tipos de Jovens e Adultos ao retorno à escolaridade tardia, o que compreenderia uma atitude de inclusão social no aspecto de uma política cultural, que considera a característica heterogênea de tal parte da sociedade, também vítima da exclusão escolar"
Mais uma vez vamos perceber a exclusão escolar, como já haviamos identificado nos trabalhos da interdisciplina LIBRAS, com a questão da história dos surdos e a luta pelo reconhecimento da sua cultura. É necessário uma reflexão sobre o quanto se faz importante um planejamnto de nossas aulas para a inclusão, de uma forma bem orientada, de nossos alunos, na suas diversidades culturais, na escola.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 2:18 PM , Blogger Simone disse...

Olá Andréia!
Trabalhar com EJA é realmente um desafio. São alunos que têm muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. Observo que procuraste integrar aquilo que foi visto na interdisciplina de EJA com tuas reflexões, relacionando ainda com a questão da exclusão percebida em LIBRAS.
Um abraço, Simone - Tutora sede

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial