Viu que eu consigo!!!

11 de jun. de 2009

Concepção de Índios




Com a leitura do texto “Os Indios no Brasil: quem são e quantos são”, escrito pelo representante do povo Baniwa, Gersen dos Santos Luciano, consegui compreender a atual situação do índio em nosso país. Em minha prática na escola ainda tinha aquela visão romântica do índio como o protetor da natureza, agora com minhas reflexões na interdisciplina de Questões Étnico- Raciais na Educação: Sociologia e História, já penso em um planejamento bem diferente, dos que já havia feito sobre a questão indígena. Penso em propiciar aos alunos as descobertas que fiz com a leitura do texto de Gersen dos Santos Lima, começando pelo o porquê da denominação índio.Façamos como a nova educação que temos em relação ao nosso entendimento sobre a África, pois antigamente falávamos dos africanos como se naquele continente todos fossem negros. Não é verdade. Vejamos, como educadores, as peculiaridades de cada povo. E no caso dos Índios ainda ficou mais volumosa a nossa possibilidade de ver as diferenças pois, segundo Gercen, no caso particular da diversidade cultural indígena ou das populações tradicionais ou tribais, ela é considerada patrimônio da humanidade pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada (reconhecida como Lei do país) pelo Brasil em 2003.

Marcadores:

3 Comentários:

Às 1:58 PM , Blogger Unknown disse...

Oi,Andréia! Excelente teu novo olhar sobre as populaçoes indígenas e africanas!Mostra que pretendes ir mais adiante nesses estudos para enriquecer o teu saber e consequentemente dos teus alunos! Abraço e forte Asé,Marilene.

 
Às 1:42 PM , Blogger Jurema disse...

Oi minha querida passei aqui para renovar o desejo de estar mais um semestre dividindo com você as alegrias e sufocos finais.BJS jU

 
Às 1:43 PM , Blogger Jurema disse...

Oi minha querida passei aqui para renovar o desejo de estar mais um semestre dividindo com você as alegrias e sufocos finais.BJS jU

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial