Viu que eu consigo!!!

12 de mai. de 2009

O Clube do Imperador


"O Clube do Imperador" é um excelente filme para reflexão da nossa prática como educadores. Na história ficam claros os questionamentos que o professor se fez por ferir todos seus príncipios de ética, por acreditar que poderia contribuir para a formação de um cidadão melhor. Cito a seguir um trecho do meu trabalho, realizado na interdisciplina de Filosofia da Educação, onde relato pouco da minha prática na escola onde enfrento conflitos que interferem na ética, por acreditar em meus alunos.

"Em minha prática na escola já enfrentei alguns conflitos como o do professor no filme, no caso das reprovações, pois na escola em que trabalho o sistema de avaliação ainda é por notas, o que não concordo e não compreendo. Quando percebo que um determinado aluno tem condições de ser aprovado, mas algumas vezes, não compreende o trabalho de avaliação e não consegue atingir o resultado (nota) suficiente para ser aprovado, aumento (por minha conta) sua nota e ele é aprovado, pois se a avaliação fosse por parecer descritivo detalharia seu processo de aprendizagem e seria aprovado. Geralmente esses casos são de alunos que já são repetentes (um, dois, três anos de alfabetização). Mas sempre me questiono sobre a ética, pois afinal a escola é regida pelo o sistema de notas. Também penso o quanto somos exemplos para os nossos alunos, principalmente os das séries iniciais."

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial