Viu que eu consigo!!!

30 de abr. de 2009

Oficina Raízes da África


N o dia 30 de Abril foi oferecida, na rede municipal de Alvorada , oficinas para formação de professores. Participei da oficina Raízes da África, na qual fizemos reflexões sobre os casos de racismo na escola.

Quero também relatar um fato que ocorreu pela manhã com minha turma de segundo ano, da rede estadual.

Levei meus alunos ao refeitório para a merenda. O cardápio era arroz, feijão, galinha e batata. Os alunos fazem fila e as merendeiras vão servindo os pratos. Quando chegou a vez de uma de minhas alunas ela disse à merendeira:

_ Não coloca feijão que eu não quero ficar negra..

A merendeira fez um comentário rápido explicando que ele não ficaria negra se comesse feijão.

Voltando a sala percebi que alguma posição teria que tomar. Fiz uma conversa sobre a beleza de nossas cores, da diversidade de cores e raças que tínhamos em nossa sala e que devido a esse fator tornava nossa turma uma das com crianças mais bonitas. Tentei resgatar nas crianças valores de suas próprias identidades, ressaltando as origens negras que foram refletidas no comentário da aluna.

A tarde na oficina relatei minha prática onde refletimos sob como tratar estas questões com nossos alunos de séries iniciais. Ficou claro, na oficina, que por mais formação que se receba a respeito das questões étnicos-raciais, o que vai fazer a diferença é o amor e o respeito que cada professor deve ter por seus alunos.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 2:37 PM , Blogger Adriana Irigaray disse...

Oí Andreia essa situação negativa que relatastes, ainda faz parte das nossas escolas. Mas, o que leva uma criança, um ser ainda em formação ser preconceituosa?
Bom final de semana!
Adriana

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial