Viu que eu consigo!!!

17 de abr. de 2009

Etnias na prática da escola




Cito a seguir uma parte do meu trabalho sobre o Mosaico das Etnias de minha turma, realizado na interdisciplina Questões Etnico-Raciais na Educação: Sociologia e História:

Observei que alguns alunos sentiam receio em falar sobre seus ancestrais negros. Mas aos poucos com nossas conversas, foi surgindo o interesse deles em pesquisar e conversar com seus pais e avós sobre suas origens.
As descobertas foram incentivo para quebra de preconceito.

Esta observação posso relacionar ao fato de que minha presença no grupo como professora, sendo de etnia negra, favoreceu que as crianças com esta mesma origem tivessem mais liberdade de se expressar e se reconhecerem dentro do trabalho desenvolvido.

Fala da aluna Jéssica, 11 anos:
"Com esta pesquisa eu descobri que na minha família tem negros, brancos, alemâes e índios. A minha mâe é negra e o meu pai é alemão, aminha bisavó é índia e eu puxei a minha mãe negra. E eu me orgulho por ter esta cor e não tenho vergonha de dizer que eu sou negra!"


Com esta prática na minha turma percebi que a aluna Jessica, assim como outros, resgatou sua identidade, pois não tinha conhecimento de que seu pai era de etnia alemã e a bisavó índia. O conhecimento de suas origens trouxe-lhe a valorização de sua raça.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 5:27 PM , Blogger Rossana disse...

Oi Andréia, muito bacana seu blog!!! Deixei o comentário lá no Rooda, tá?! Bjs
Rossana

 
Às 4:02 PM , Blogger Iris disse...

Olá, Andréia

Lembrei do teu PIE e penso que seria interessante partilhá-lo com a profª Marilene.
Já tiveste esta oportunidade?
Abra@os, Iris

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial