Organização Democrática na Escola
Eu e meus três alunos no desfile da escola.
Realizei o trabalho "Como se dá a organização escolar em uma perspectiva democrática?" da interdisciplina Organização do Ensino Fundamental e constatei que em muitas escolas ha uma proposta de uma gestão democrática, mas efetivação desta muitas vezes não acontece na prática. Cito a seguir um comentário que fiz no trabalho sobre minha compreensão da gestão democrática na prática das escolas.
"Percebo que em muitas escolas e até mesmo nas que trabalho, muitas vezes existe uma proposta de gestão democrática que funciona muito bem nos papéis, como proposições teóricas, mas na prática, a situação fica diferente: as atitudes continuam patrimonialistas. São muitas as situações em que os diretores nos trazem questões que já foram decididas por um pequeno grupo que demanda não propostas, mas ordens de encaminhamentos. Também há uma deliberação de normas e regras que nos são passadas com a informação “isto a secretária de educação já nos mandou assim”.
E quando a gestão democrática não sai dos papéis, a prática da democracia fica prejudicada e a comunidade escolar responde, como no exemplo que cito da escola em que trabalho:
“Na escola estadual que trabalho, temos conselho escolar e uma proposta de gestão democrática, entretanto, é o típico exemplo de uma situação organizativa na qual não há a participação efetiva de todo o coletivo da comunidade escolar. Os objetivos e conclusões de determinadas ações, podem prejudicar o todo da escola, porque são demandadas hierarquicamente e, até, de maneira autoritária.
Por exemplo: ficou decidido, entre professores e direção, que participaríamos do desfile municipal, sem a participação dos pais e de alunos.
Resultado foi que a escola teve bastante trabalho e gastos para organizar o desfile e participaram apenas dez por cento dos alunos. É importante que reflitamos sobre a afirmação de Bordenave (1994, p.8): “Democracia é um estado de participação”. A democracia participativa, para este autor, é aquela em que os cidadãos, ao sentirem-se fazendo parte de uma nação ou grupo social, têm parte real na sua condução e por isso tomam parte na infindável construção de uma nova sociedade da qual se sentem parte. (comentários de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce)”
Marcadores: organização do ensino fundamental-gestão dem.
2 Comentários:
Andréia, quando resolves relatar e registrar os teus feitos é tão bom ler!! Pena que sejas tão esporáfica!! Sempre nos deixa com gosto de quero mais. E o PA? Nada sobre ele? O que andas fazendo e pensando?
Um abração
Bea
Oi Andréia! Assim como a Bea, fiquei curiosa para ler teus relatos em relação ao PA!!! Como anda? Que percepções, que sentimentos?! Além disso Andréia, fiquei um tanto preocupada... Duas postagens neste mês?! Será que não ficarás prejudicada na hora de desenvolver teu portfólio de aprendizagem? É preciso registrar, evidenciar as aprendizagens, o processo ocorrido, ok?! Volto em breve! Um abração! Daiane.
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