Viu que eu consigo!!!

8 de out. de 2006

Atividade 3


Atividade 3

Com base na leitura do texto:
“A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora” de Emilie Durkheim

Questão 1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill conceitua o termo educação sendo tudo aquilo que fizemos por nós mesmos e o que os outros intentam fazer com o fim de nos aproximarmos da perfeição através de influências de coisas ou instituições, sobre o caráter do individuo ou indiretamente. Durkheim diverge quando conceitua educação como um conjunto de influências que uma geração adulta exerce sobre as crianças e adolescentes.

Questão 2- Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Expliquem o ponto fraco em que incorrem.

Primeiro – o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.
Segundo – a educação teria por objetivo “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
O ponto fraco é que a educação ideal atingiria a todos, sendo que todos deveriam ter a mesma felicidade, uma educação universal igual para todos, independente das individualidades, sendo que a felicidade é subjetiva e cada um é feliz de seu jeito. Seria uma educação única para se adequar a todos os seres em todas as épocas.

Questão 3 - O que é preciso, de acordo com Durkheim , para definir educação?

Consiste na influência de uma geração de adultos sobre as gerações de crianças e indivíduos adolescentes e jovens.

Questão 4 - De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos são referentes ao desenvolvimento, no decurso da história, de um conjunto de idéias acerca da natureza humana, que dizem respeito aos conceitos de direitos, deveres, de modelos de sociedade, indivíduos, progresso, ciência, arte, etc... Fatos que tornaram-se ícones para cada sociedade produzir ou evidenciar um certo ideal de educação a ser alcançado pelo homem. Idéias que fazem parte de um espírito nacional, que são fixadas na consciência da criança.

Questão 5 - Segundo o autor, que função "o ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Tem por função suscitar na criança: 1 – um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os seus membros; 2 – certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (castas, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que o formam. A sociedade e cada meio social determinam esse ideal a ser realizado.

6) A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram preparadas ainda para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.

Segundo Durkheim a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, como dois seres que existem em cada um de nós, quais sejam eles: Um constituído de todos os estados e membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com acontecimentos de nossa vida pessoal; outro como um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que determinam os diferentes grupos dos quais fazemos parte.

Questão 7 - Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

São idéias dependentes porque são dois entes produtores de moral e referências. A história da organização dos seres humanos gerou o desenvolvimento de vários tipos de sociedades, vários tipos de culturas perpetuadas por indivíduos, por suas tradições e costumes que, reciprocamente, definem e consolidam os modelos de sociedade e ideais de homens (sociáveis) existentes. Indivíduo e sociedade são dois conceitos que perpassam-se um ao outro. Para Durkheim a sociedade é uma entidade moral, que utiliza a educação como ferramenta para tornar os homens mais humanos.

5 Comentários:

Às 7:15 AM , Blogger Adriana Irigaray disse...

Bom dia Andreia, ficou bem legal, a página da tua escola Cléo dos Santos.Aproveito para avisar que no feriadão, o Pólo abrirá na sexta-feira, dia 13/10/2006, das8h as 12h.Bjs.Adriana

 
Às 5:17 PM , Blogger Izolete disse...

Olá colega,estou visitando teu espaço,lendo tuas postagens.Vejo que és uma pessoa organizada e criativa,além de ter uma trajetória de vida muito rica.Os conteúdos dos teus trabalhos demonstram maturidade e conhecimento.
Beijos,bom fim de semana.

 
Às 12:43 PM , Blogger Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

 
Às 12:44 PM , Blogger Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

 
Às 10:51 PM , Blogger Marlene disse...

Oi Andréia!!
Passei para deixar um abraço pelo DIA DOS PROFESSORES!!!
Bjos, Marlene

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial